Regras Jogos Digitais
Última modificação: Sexta-feira, 5 de maio de 2017
Cefet-MG Game Jam
O Evento
A CEFET-MG Game Jam é um evento que visa proporcionar uma experiência na criação e desenvolvimento de habilidades na área de desenvolvimento de jogos. Em sua primeira edição, o evento será um Game Jam em que as equipes terão 30 horas para fazer um jogo com base em um tema divulgado no início do evento. O evento ocorrerá em um final de semana, podendo ser local ou remoto. Os jogos serão sujeitos a uma avaliação na qual resultará na premiação dos 3 melhores jogos.
O Tema
O tema será divulgado no dia 26/05 às 16:00, pelo site https://itch.io/jam/cefet-game-jam junto com todos as possíveis restrições adicionais
Datas, Horários e Local
O evento ocorrerá no SESC Venda Nova, nos seguintes horários, podendo sofrer alterações, que serão sempre informadas aos times participantes:
Duração da Jam: 30 hrs
Atividade | Data | Horário |
Divulgação do tema | 26/05/2017 | 16:00 |
Horário limite para submissão dos jogos | 27/05/2017 | 22:00 |
Início da votação dos 3 melhores jogos | 28/05/2017 | 11:00 |
Encerramento da votação | 28/05/2017 | 12:30 |
Entrega de premiação e encerramento | 28/05/2017 | 13:00 |
Inscrição
Podem ser inscritas equipes de, no máximo, 3 pessoas, tendo dois tipos de inscrições:
- Local: A equipe com essa inscrição terá direito a hospedagem, e alimentação durante os 3 dias do evento. A equipe terá um quarto para 3 pessoas para os 3 dias de evento, assim como café da manhã, almoço e janta em um restaurante com buffet à vontade. Isso tudo no Sesc Venda Nova, onde evento terá início sexta feira às 15:30 e encerrará domingo após o almoço. Não haverá área reservada para a competição, somente o quarto da hospedagem e um espaço no dia da premiação, portanto qualquer material, equipamento ou local para desenvolver é de responsabilidade da própria equipe, por exemplo notebook/computadores.
- Remota: A equipe poderá realizar a competição remotamente tendo apenas que seguir as regras e comparecer para votação e premiação. O valor da inscrição se refere ao pagamento do valor da competição mais a estadia no dia da premiação e a um almoço em um restaurante com buffet à vontade, ao qual ocorrerá no dia da premiação. A equipe só terá direito de acesso ao evento no dia da votação e premiação.
Valores
Com estadia (pensão completa): R$: 360,00 por equipe
Sem estadia:
- R$: 200,00 por equipe (com almoço – buffet livre)
- R$: 120,00 por equipe (sem almoço)
A inscrição deverá ser feita pelo seguinte link: https://goo.gl/EK8jCQ até o dia 24/05/2017.
Formulário de submissão do comprovante de pagamento: http://bit.ly/2p3BrUX
Confirmar inscrição na página: http://maratonamineira.cefetmg.br/inscricoes-confirmadas/
Regras
- O jogo deve estar dentro do tema e das restrições estabelecidas
- O jogo deve poder ser executado a partir de um hiperlink via web
- Não existem restrições a ferramentas, linguagens e bibliotecas
- Todo tipo de conteúdo pode ser utilizado desde que os direitos de uso permite sua utilização e estes estejam presentes no jogo
- Será desqualificada a equipe que:
- Não submeter seu jogo antes do horário limite
- Submeter um jogo que não for possível de ser executado
- Não submeter todos os arquivos obrigatórios
Submissão
A submissão deverá ser realizada pela plataforma itch.io e deverá ser acessada por meio do seguinte link: https://itch.io/jam/cefet-game-jam
Toda submissão deverá conter:
- Manual de instalação e execução do jogo de forma local
- Link
- Descrição do Jogo (Um resumo básico descrevendo o que é seu jogo, descrição de elevador. Uma descrição de elevador é um resumo usado para definir rapidamente e sucintamente o produto.)
Avaliação
A avaliação do jogo submetido por cada equipe será avaliada por 2 júris, utilizando os critérios de avaliação pré estabelecidos:
- Júri Técnico
A avaliação técnica será realizada por um professor na área de Jogos Digitais
- Júri Popular
A avaliação popular será realizada pelos participantes da Jam, em que cada equipe participante elegerá os 3 jogos para as 3 primeiras posições em cada critério, sendo que a equipe não poderá votar em seu próprio jogo. Os jogos escolhidos na primeira posição recebem 3 pontos, segunda 2 pontos e terceira 1 ponto.
Critérios de avaliação
- Inovação
- O inesperado. Coisas em uma combinação única, ou algo tão diferente e notável
- Peso: 1
- Esforço
- Quanto trabalho foi gasto na hora de desenvolver o jogo por exemplo jogos feitos em API’s gráfica são mais trabalhoso do que os feitos em engine.
- Peso: 1
- Tema
- Quão bem uma entrada se adequa ao tema. Será que eles podem fazer algo criativo ou inesperado com o tema?
- Peso: 1
- Arte
- Quão bom o jogo parece, ou quão eficaz o estilo visual é. Trabalhos de arte agradáveis, gráficos gerados ou geométricos excelentes, arte charming do programador, etc.
- Peso: 1
- Jogabilidade
- Quão bem o jogo interage com os desafios e com o jogador
- Peso: 1
- Geral
- Opinião geral do jogo, em todos os aspectos importantes para o avaliador
- Peso: 2
Pontuação
O júri técnico informará uma pontuação de 0 a 10 que representa 30% da pontuação final, já o júri popular para cada posição em que o jogo estiver ele receberá uma nota que será multiplicada pelo peso do critério avaliados, e essa pontuação corresponderá a 70% da nota final. Com isso, a pontuação final será dada pela seguinte equação:
Totalizando uma nota entre 0 a 100 para cada equipe.
Vencedores
O vencedor será a equipe que possuir a maior nota final após a apuração de todos os votos
Critério de Desempate
O critério de desempate será dado pela equipe que possuir maior nota do júri técnico. Caso ainda mantiver empate, será observado qual equipe teve o menor tempo de submissão. Se mesmo assim mantiver empate, o júri técnico irá decidir por meio da avaliação, qual jogo foi melhor.
Premiação
Serão premiadas as três melhores equipes após a pontuação final, em que a equipe melhor colocada receberá a medalha de ouro e um troféu, a segunda melhor equipe receberá medalha de prata e a terceira melhor equipe medalha de bronze.
Observações
Divirtam-se
Todos os participantes receberão certificados de suas participações no evento.